Qual a diferença entre sinais e sintomas?

Sintoma ou Sinal?

A diferença do que significa ter um "sintoma" ou ter um "sinal" é bastante simples para quem é médico ou trabalha na área, porém leva as pessoas a confundirem-se bastante. De um forma simples e fácil de compreender:

  • Sintoma: entende-se por sintoma as queixas do paciente, tudo aquilo que a pessoa conta ao médico com suas próprias palavras (as palavras contadas por uma pessoa ao médico ou a outro profissional de saúde são os sintomas); se você conta ao médico que está com uma mancha de pele, este é o seu sintoma: mancha de pele;
  • Sinal: entende-se por sinal todas as alterações que são diretamente observadas pelo profissional médico ou outro profissional da área de saúde; se o médico examina sua pele e vê uma mancha nela (porque você contou ou não que havia uma mancha) este é um sinal: mancha de pele.
Os sintomas e sinais são confundidos a todo momento e servem apenas para uma diferenciação médico em alguns aspectos dentro da anamnese e exame físico, assim como na formulação da hipótese diagnóstica e consequente tratamento dispensado ao paciente.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu nao tomei injeçao no dia 12 eu esqueci de toma ai eu tive ralacao eu tenho risco de em gravida

    ResponderExcluir
  3. Oii alguem pode me ajudar? Eu tomo injeção a um ano e dez meses mas eu atrasei ela nos ultimos meses minha menstruação n é muito regular, esse mes era pra me ter tomado a injeção dia 17 mas tomei no dia 20 sendo que no dia 18 eu e meu namorado tivemos relação sem proteção, eu queria saber se existi risco de eu engravidar ou se injeção cortou o efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dscp era pra me ter tomado mo dia 16 nao no 17

      Excluir