Mamografia: Linfonodos Axilares

O que significa a presença de linfonodos em prolongamentos axilares?

A mamografia é um exame obrigatório para mulheres acima de 40 anos e deve ser iniciado antes dos 40 anos em mulheres com riscos aumentados para desenvolver o câncer de mama como é o caso das mulheres com casos de câncer de mama na família. Deve ser realizado em intervalos de 1 ano ou a critério médico em menor ou maior tempo.

É muito comum que no laudo do resultado das mamografias apresente a presença de linfonodos em prolongamentos axilares. Linfonodos são pequenos órgãos de defesa espalhados por todo nosso corpo e na axilas é um dos locais onde eles estão presentes e podem ser identificados pelo exame de mamografia.

A presença de linfonodos em prolongamentos axilares é um resultados bastante comum nas mamografias, porém não é algo preocupante desde que não sejam linfonodos aumentados de tamanho ou número e não estejam associados a presença de uma lesão na mama.

5 comentários:

  1. Mais porque as dores em volta do seio e normal

    ResponderExcluir
  2. Mais porque as dores em volta do seio e normal

    ResponderExcluir
  3. Oque são linfonodos axilares não viabilizados?

    ResponderExcluir
  4. oi boa tarde fiz uma mamgrafia deu presença de linfonodos em ambas axilas é grave?

    ResponderExcluir
  5. Olá,bom dia!
    Fiz uma ultrsonografia de mama,É a minha mama esquerda deu presença de linfondos,no prolongamento axiliar.Parênquemia mamário acentuadamente denso e heterogêneo,e tbm está escrito formação modulares sólidas,de contornos definidos medindo em torno de 7,0x6,0mm(QSL) e 6,5x5,0mm de diâmetro (JQQLat) BI-RADS3
    Será alguma coisa grave?

    ResponderExcluir